Trabalho agrícola: não há quem queira preencher estas dezenas de vagas

Em Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, procuram-se colaboradores para trabalhar na agricultura. Apanha da maçã e da azeitona e as vindimas são algumas das campanhas onde é preciso pessoal. Num dia de trabalho, ganha-se entre 30 a 40 euros.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, nos próximos meses, e embora seja temporário, não faltará trabalho na vila de Trás-os-Montes. O autarca referiu, à Agência Lusa, que, nos últimos anos, foi necessário recorrer a trabalhadores estrangeiros por falta de mão de obra.

Inicialmente, os trabalhadores deverão dedicar-se à apanha da maçã e às vindimas em simultâneo, seguindo-se a campanha do azeite, a poda e outros trabalhos nas vinhas. Por dia, o pagamento rondará os 30 a 40 euros.

O autarca refere que “é dos concelhos do distrito de Bragança que absorve mais mão-de-obra ao longo do ano” e “Tem de haver gente que saiba arregaçar as mangas para dar alguma dignidade ao trabalho na agricultura, que não é menos digno do que trabalhar num escritório”.

31/08/2015