Vamos todos sofrer por simpatia?

Este artigo foi escrito no final de Dezembro de 2010. Ainda está atual?

“O optimista vê uma oportunidade em cada desastre e o pessimista vê um desastre em cada oportunidade.” (Anônimo)

 Ano novo?

É geralmente nesta altura que somos inundados de mensagens por sms, e-mail, etc, com votos de boa vibração e dedicatórias de força e ‘felicidades’ para o ano novo que se nos apresenta.

É sem dúvida, um período caracterizado por uma magia especial, em que sentimos maior necessidade de ter um contacto mais directo com todos aqueles que gostamos, e de lhes contagiar esta magia que sentimos.

A verdade é que quando este período festivo acaba, volta-nos à consciência todo este estado de crise social e económica que nos rodeia e contagia. Como já dizia o famoso Elvis Presley “A Verdade é como o Sol. Podes esconder durante algum tempo, mas não desaparece.”.

É aqui que cada um de nós tem que se posicionar em relação a este estado de coisas e à verdade que se nos impõe, bombardeada todos os dias pelos mass media, etc.

E é em relação a esta verdade, ou realidade que nos rodeia, que se apresenta talvez o maior desafio para o novo ano, que é o não Sofrer por simpatia.

Existem situações complicadas à nossa volta, mas essas sempre existiram, e continuarão a existir, tal como existem e vão continuar coisas fantásticas a acontecerem. Mesmo assim, há pessoas que andam tristes e deprimidas, apesar de a vida delas estar a correr normalmente. Cabe-nos apenas a nós fixar a fronteira a partir da qual esta verdade nos afeta realmente.

Parece que há quem queira entrar na corrente da depressão, do negativismo, do coitadinho, por solidariedade, em vez de se manter fiel aos seus princípios e continuar a fazer o que tem feito e a melhorar de vida.

Posto isto, já é mais que sabido o que temos que fazer. Focarmos a criatividade nos nossos sonhos, e a nossa energia em concretizá-los, pois sonho sem ação é pura ilusão.

E assim não se vê como 2011, não venha a ser realmente um ano fantástico, cheio de realizações e conquistas, tal como é pintado e adjectivado nas tais mensagens que recebemos.

“Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo”. (Liang Tzu)

Manda-te!

03/04/2013