O segundo maior exportador em Portugal no ano passado – a Portucel Soporcel – prepara-se para reforçar essa posição. O grupo português do setor do papel acabou de assinar com o governo um contrato de investimento no valor de 56,3 milhões de euros a realizar no Complexo Industrial de Cacia.
Esse investimento vai permitir um aumento de 30 milhões de euros nas exportações e criar cerca de 290 novos postos de trabalho indiretos. Segundo a empresa, o dinheiro a investir na unidade industrial de Aveiro vai fazer crescer a capacidade de produção da pasta de eucalipto de 294 para 353 mil toneladas/ano, ou seja, cerca de 20 por cento.
O aumento da capacidade produtiva da Portucel Soporcel vai, por sua vez, de acordo com estimativa do grupo, significar um aumento do volume de madeira necessário para o abastecimento da fábrica e permitir criar cerca de 290 postos de trabalhos indiretos no sector florestal, bem como nas áreas da logística portuária e rodoviária. Além disso, serão necessários mais 10 postos de trabalho especializados na empresa de papel, colaboradores que vão reforçar a equipa de 181 funcionários da Portucel Soporcel.
O grupo português garante que o investimento no aumento da produção irá ser aplicado, exclusivamente, ao mercado de exportação, com especial enfoque nos países da Europa Ocidental. Atualmente, a empresa já vende os seus produtos para 118 países.
20/06/2014