Falta de mão de obra: quais os trabalhadores mais procurados em França?

O governo francês está a procurar ativamente trabalhadores em determinados áreas em que há uma grave escassez de funcionários.

A França tem em mãos a difícil tarefa de resolver o problema da falta de trabalhadores em vários áreas profissionais, tanto que acaba de anunciar que introduzirá cotas de migrantes na tentativa de preencher essas posições vazias.

Já este ano, as autoridades e os empregadores identificarão indústrias onde escasseiam candidatos qualificados e facilitarão a contratação de estrangeiros para preencher essas lacunas, afirmou o ministro do Trabalho, Muriel Penicaud.

“Trata-se da contratação na França com base nas suas necessidades. É uma nova abordagem, semelhante ao que é feito no Canadá ou na Austrália”, disse Penicaud à televisão BFM.

Construção, hotéis e restaurantes e alguns setores da limpeza há muito que se queixam da escassez de pessoas.

As indústrias de tecnologia da informação e engenharia, por outro lado, afirmam que o país não forma candidatos qualificados em número suficiente.

De acordo com uma pesquisa da agência de desemprego da França Pôle Emploi, 44,4% dos recrutamentos foram considerados complicados pelas empresas da França em 2018, em comparação com 37,5% em 2017. As profissões para as quais os empregadores têm mais dificuldade em encontrar candidatos adequados estão no setor secundário (indústria), bem como algumas outras posições ns área de serviços.

Assim sendo, quais são as posições mais procuradas pelo governo francês em 2020?

  • Consultores na área elétrica e eletrónica
  • Técnicos qualificados de tratamento térmico e de superfície
  • Mecânicos e eletricistas de veículos
  • Trabalhadores domésticos e auxiliares de limpeza (Auxiliares de domicílio e auxiliares de limpeza)
  • Veterinários
  • Marceneiros
  • Construtores de Telhados

Se queres procurar empregos em frança podes ver aqui a lista dos melhores sites de emprego franceses.

08/01/2020