As empresas mais inovadoras do mundo: Jerónimo Martins faz parte da lista

Recentemente, a revista especializada em negócios e economia Forbes publicou uma lista com as 100 empresas mais inovadoras do mundo. A norte-americana Salesforce conquistou o primeiro lugar num ranking onde a portuguesa Jerónimo Martins ficou em 62º lugar.

Ao analisar a lista da Forbes, é fácil perceber que a inovação está presente nas mais variadas áreas de negócios. A “mais inovadora” Salesforce é especialista em software on demand, enquanto a segunda empresa do ranking, a Alexa Pharmaceuticals, opera no sector farmacêutico, e o terceiro lugar é ocupado pela AMR Holdings, empresa de tecnologia.

A Unilever Indonésia, com os seus produtos para a casa, é, segundo a Forbes, a quarta companhia mais inovadora do mundo, seguindo-se a Regeneron Pharmaceuticals (farmácia), Amazon.com (comércio eletrónico), BioMarion Pharmaceuticals (farmácia), CP All (lojas de conveniência), Vmware (software e programação) e Aspen Pharmacare Holdings (farmácia).

Se há uma tendência de inovação no sector farmacêutico – quatro empresas no top 10 são dessa área -, também o há em termos de origem das companhias: seis são dos EUA (Reino Unido, Indonésia, Tailândia e África do Sul completam a lista).

Ao longo do ranking, há muitos nomes que serão desconhecidos, mas outros destacar-se-ão pela sua história e importância. A Hermès International (13º), Netflix (30º), Mastercard (32º), Starbucks (33º), Estée Lauder Cos (54º), a Coca-Cola (72º) e a H&M (74º) são exemplos de que a fama e o sucesso nada travam a procura pela inovação e pela excelência.

Em 62º lugar, está a portuguesa Jerónimo Martins. A cadeia de hipermercados é, de acordo com esta lista da Forbes, a mais inovadora de Portugal, ficando até à frente de companhias como a Inditex (82º), Procter & Gamble (84º) ou Danone (86º).

29/08/2014