Zeinal Bava falava momentos antes de ligar o relógio de contagem decrescente que foi instalado no centro daquela cidade e que marca os dias, horas, minutos e segundos que faltam para a inauguração do novo centro de dados, a 23 de setembro.
Zeinal Bava explicou que dos 400 postos de trabalho, 100 já estão vinculados ao Data Center da Covilhã. Destes 100, 70 são quadros da PT que vão transferir-se para a cidade e 30 são técnicos contratados na região. Números que aumentam exponencialmente quando se trata de postos de trabalho indireto: mil, de acordo com um levantamento da PT e tendo como base apenas a primeira fase.
Recorde-se que o Data Center da PT será um dos maiores do mundo e será concretizado em fases distintas. As duas primeiras implicam um investimento de 90 milhões de euros.
A primeira fase está praticamente concluída e pronta a entrar em funcionamento já em setembro. Na entrada da Covilhã é já possível ver a estrutura em formato de cubo onde ficarão mais de 12.500 servidores. Os serviços que estes disponibilizam já estão a ser comercializados e o responsável da empresa aproveitou a cerimónia de hoje para incitar o departamento de vendas a concretizar o maior número de contratos possível. “Este relógio também lhes marca um prazo. No dia 23 de setembro queremos assinar, 10, 20 ou 30 contratos com clientes europeus, americanos e de todo o mundo”, disse.
Entre esses clientes poderão estar concorrentes da PT, garantiu Zeinal Bava, que não vê razão para que outros “não possam também usufruir” desta estrutura. Zeinal Bava garantiu ainda que é pretensão da PT concretizar a construção de quatro blocos. Nessa altura, o Data Center terá 50 mil servidores capazes de armazenar 30 ‘petabytes’, o correspondente a 75 milhões de filmes em alta definição, mais 14 mil milhões de fotografias, e três mil milhões de músicas.
O projeto é da autoria do arquiteto Carrilho da Graça e contempla a utilização de sistemas de refrigeração ambientalmente responsáveis, o aproveitamento de energia solar e um parque eólico com 28 torres. No total, estima-se uma poupança de 144 mil toneladas de CO2 e de 40% de energia solar.
A primeira pedra foi lançada em outubro de 2011, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Para a cerimónia de inauguração ainda se desconhece quais as presenças governamentais. Zeinal Bava não revela, para já, se fez convites, tal como recusa tecer comentários acerca das recentes mudanças governamentais.
Fonte: http://noticias.sapo.pt
O WallStreet Institute está a oferecer 15 dias de aulas de inglês grátis. Clica e pede Info abaixo gratuitamente
23/09/2013