Começar um novo negócio? Dez passos a dar em dez dias

As decisões que tomamos numa fração de segundo podem ser tão, ou mais importantes que aquelas que passamos dias, semanas ou meses a matutar.

Uma coisa é certa: não há limites para a preguiça humana. Se já decidiste que queres começar o teu próprio negócio ou empresa, aproveita o dia e vai em frente. O processo não é fácil e assusta os demais, mas pode ser dividido em dez passos, e levado a cabo em dez dias. Ora vê:

Dia 1:

Escreve o plano de negócios. Nada de escrever no guardanapo à hora do almoço. Este plano deve ser fácil de copiar para outros suportes, com vista a ser mostrado a colegas ou a potenciais investidores.

Dia 2:

Estuda o mercado-alvo. Descobre quais são os possíveis concorrentes ao teu produto/serviço e como se posicionam no mercado. Analisa também a legislação e regulamentações que afetam o mercado em questão.

Dia 3:

Cria a marca. Para criar a identidade da empresa ou negócio será necessária a criação de um nome, um logótipo, um site e a presença nos social media adequados ao produto/serviço.

Dia 4:

Trata das questões legais. Contrata um advogado para tratar de todas as questões de licenças, acordos legais, ou mesmo registo de ideias que estejam na base da marca.

Dia 5:

Mantém os custos operacionais baixos. Faz a seguinte pergunta: ‘O que é que eu preciso para começar? Será que por exemplo, preciso de um espaço próprio?’. No início de um projeto, o espaço próprio pode ser o maior encargo a suportar. Será que não consegues trabalhar em casa, numa biblioteca, ou mesmo num espaço de co-work?

Dia 6:

Passa a palavra. Usa as redes sociais para passar a palavra sobre o teu novo negócio. Estuda quais os diferentes eventos onde podes estar presente, de forma a mostrar a tua nova marca às pessoas do setor onde se insere.

Dia 7:

Expõe a marca nos media. Descobre quais são os canais específicos que atuam no mercado de pessoas que a tua marca quer atingir. Quando descobrires quais são, elabora campanhas atraentes e dinâmicas.

Dia 8:

Sê a tua própria inspiração. Se acreditas que consegues fazer isto, vais consegui-lo.

Dia 9:

Concentra-te em obter receitas. Se for possível, contrata alguém que te ajude nas tarefas do dia-a-dia, para que nunca te falte tempo para levares a cabo os objetivos do médio e longo prazo.

Dia 10:

Festeja. Ouve o feedback dos outros e sente orgulho por teres chegado até esta fase.  A maioria das pessoas desiste no primeiro passo.

27/08/2014