Cartão Europeu de Seguro de Doença: acesso a cuidados públicos de saúde quando viajas

Se vais de férias em breve e terás como destino algum país da União Europeia, Islândia, Noruega, Liechtenstein ou Suíça, sabes que podes utilizar o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) no caso de teres alguma emergência médica?

O documento assegura a prestação de cuidados públicos de saúde aos beneficiários da Segurança Social e de outro subsistema de saúde sempre que se deslocam em viagem. Na prática, se estiveres no estrangeiro e precisares de ir a um médico, farmácia, hospital ou centro de saúde e fores possuidor do Cartão Europeu de Seguro de Doença, terás acesso aos mesmos cuidados que os cidadãos desse mesmo país.

Caso viajes para um local onde os cuidados de saúde sejam pagos, serás reembolsado imediatamente ou mais tarde, quando regressares a casa. Tens que ter noção, no entanto, que o cartão apenas se aplica a cuidados de saúde efetuados no setor público e não pode ser utilizado no sector de saúde privado.

O CESD é gratuito e tem a validade de três anos, podendo ser pedido através do site da Segurança Social, junto do teu subsistema de saúde ou em qualquer loja do cidadão.

A Comissão Europeia disponibiliza uma  aplicação para ‘smartphones’ onde está disponível um guia de utilização do CESD, números de emergência, tratamentos abrangidos e os seus custos, bem como esclarecimentos de como pedir o reembolso e quem contactar caso perca o seu cartão. Para fazeres o download da aplicação, consulta a página da Comissão Europeia.

07/07/2014