Ser o ‘chefe’ é um trabalho árduo e ainda se torna mais difícil quando o mesmo não consegue o respeito dos seus colaboradores. Aqui ficam seis frases comuns que contribuem para esta realidade, seguidas por uma alternativa mais eficiente:
6. “Nunca vá falar com o meu chefe.”
O chefe, por vezes, teme que se os colaboradores falarem diretamente com o seu superior a sua autoridade vai ser minada. Para evitar isso, os chefes costumam instruir de forma muito autoritária os colaboradores a canalizarem todas as comunicações através da hierarquia vigente.
Esta acaba por ser uma estratégia pobre porque as conversas e rumores numa empresa espalham-se rápido e assim esse ‘Chefe’ apenas vai ganhar fama de fraco líder e paranóico.
Chefes inteligentes dizem: “Mantenha-me sempre a par da informação…”
5. “O cliente tem sempre razão.”
O problema aqui é que, quando os chefes usam muito esta frase, acabam normalmente por minar um melhor julgamento que o vendedor tem, porque está mais próximo da situação em causa.
Supostamente, os ‘Chefes’ devem gerir os colaboradores, não os clientes e quando eles se intrometem no relacionamento com os clientes, há uma grande probabilidade de agirem com base na ignorância. Basta perguntar a qualquer vendedor.
Chefes inteligentes dizem: “Eu apoio a sua decisão.”
4. ” Nesta empresa o que vale é o mérito!”
Muitas empresas – especialmente as de tecnologias de informação – defendem que os empregados mais inteligentes e que mais produzem é que conseguem as promoções. No entanto, se olharmos para qualquer pequena ou média empresa vemos que na sua grande maioria, essa regra não é muito verificada.
Em relação aos chefes costuma-se dizer que ‘mais vale cair em graça do que ser engraçadinho.’
Chefes inteligentes dizem: “Nós tentamos o nosso melhor para contratar e promover os melhores.”
3. “Não tens salário, mas vais ganhar uma experiência valiosa.”
O exemplo perfeito disto é o estágio não remunerado, mas os chefes também usam esta estratégia aquando de promoções ou transferência de colaboradores experientes para outras funções (ou acréscimo temporário de funções).
Chefes inteligentes dizem: “Você vai ser pago pelo que vale, e vai aprender alguma coisa também.”
2. “Vai fazer como eu digo e mais nada.”
Muitos ‘Chefes’ acham que sabem mais sobre o trabalho dos seus colaboradores do que os próprios. Como resultado disto, o chefe estabelece exatamente a forma de fazer as coisas e tenta sempre arranjar forma de ‘manter na linha’ os colaboradores.
No coaching, o ‘Chefe’ deve ajudar o colaborador a encontrar a sua própria forma de fazer melhor as coisas.
Chefes inteligentes dizem: “Vamos tentar da sua forma.”
1. Colaborador – “É assim porquê?”
Chefe – “Porque eu estou a dizer que é.”
Às vezes os ‘chefes agarram-se a este raciocínio próprio de criança para manter a sua autoridade de forma preguiçosa e ignorante.
Se o ‘Chefe’ conseguir explicar como tomou a decisão vai ter muito mais probabilidade de encontrar no colaborador o respeito desejado.
Chefes inteligentes dizem: “Eu tomei esta decisão porque …”