5 regras de ouro para acelerar a tua Liderança

“A Liderança é muito mais uma arte, uma crença, uma condição do coração, do que um conjunto de coisas para fazer.” (Max De Pree)

Aqui ficam cinco dicas que podem acelerar as tuas competências de liderança, e inspirar-te a crescer. Estas assumem-se especialmente indispensáveis caso estejamos em transição de carreira ou à procura de emprego.

1. Ter como objetivo uma Performance de topo

Andy Robinson, coach de carreira e estratega, fala sobre os benefícios de se esforçar para desenvolver uma mentalidade de um performer de topo. Performers  de topo têm segurança no emprego, porque são altamente valorizados, são um íman para as oportunidades, têm um potencial de salário mais elevado e geralmente adoram o que fazem. Ele fala sobre as três chaves para Empreendedores de topo: desejo, conhecimento e hábito. Eles têm um desejo profundo,  conhecem a realidade e vivem a realidade!

2. Liderar através da influência e exemplo

Apenas sendo um poder de exemplo e como se costuma dizer ‘Walking the walk’ é que conseguimos criar seguidores da melhor forma. Faz o que dizes que vais fazer, e sê aquilo que queres que os outros sejam. Um líder não pode pedir às pessoas que seja algo que ele próprio não é. Qualidades como integridade, transparência, ter e partilhar uma visão e honrar os sucessos dos outros, são fundamentais.

3. Desenvolver uma mente empreendedora

Não importa a sua área ou profissão, o desenvolvimento de uma mentalidade inovadora, criativa e visionária é um ativo indispensável. Assumir alguns riscos calculados e dar alguns saltos. É um ‘fazedor’? Move as pessoas? ‘Abana’ as pessoas à sua volta? É o tipo de pessoa que ‘faz acontecer’?

4. Conte a sua história

Sarah Owen, CEO da Non Profit, CCMI, Comunidade Cooperativa Ministérios Inc, apresentou uma ideia muito poderosa num evento de Liderança:

“No coração de cada um de nós, há uma voz do saber – uma história que pode nos lembrar daquilo a que mais damos valor, aquilo que já sabemos desde que somos crianças.” (Jack Kornfield)

A coisa poderosa sobre a “tua história” é que toda a gente tem uma história, com personagens, enredo, cenário e todos estamos conectados com as coisas comuns que fazem a nossa história de vida: as pessoas, o momento, o poder do momento e dirigir todas as personagens do momento! Assim, contando a tua história, ouvindo as histórias dos outros e olhando para as semelhanças que nos ligam, e não aquilo que nos separa, descobrimos as chaves para construir relacionamentos.

5. Ser um catalisador

“Liderança é mais tribal do que científica, mais uma trama de relacionamentos do que um acumular de informações.” (Max De Pree)

Então, como é que vamos construir relações?

Ao fazer ligações a outros, inspirando outros a tomar ações e obter resultados e procurando oportunidades de colaboração e parceria.

Desenvolver a arte da sua liderança requer ter uma visão, e pintar essa visão no quadro da tua vida todos os dias, até que a imagem conte a sua própria história de liderança!

Tira a tela, pincéis e tintas e começa a pintar a tua liderança hoje!

 

07/05/2013