5 dos piores erros que as pessoas cometem nos 30

Diz quem sabe, que é mais difícil manter as relações pessoais nos ‘trinta’, do que por exemplo nos ‘vinte’.

Depois de nos vinte serem assumidos mais riscos, nos trinta espera-nos um tempo mais dedicado a criar uma família, ou tentar subir e afirmar-se dentro da hierarquia no emprego.

No site Quora, foi debatido um tópico acerca desta temática, mais precisamente na pergunta: “Qual foi o seu maior erro durante os trinta e o que aprendeu com ele?”

Alguns que já passaram por esta década, disseram que nos trinta, torna-se mais fácil negligenciar alguns relacionamentos e algumas oportunidades, que talvez não seriam perdidas durante os vinte.

Foram escolhidas as melhoras respostas:

1- Normalmente abandonam-se os sonhos

Durante os vinte, muitas vezes estamos dispostos a contentarmo-nos com um emprego que não nos apaixona e sem darmos conta, este emprego vai-se tornando numa carreira. Um dos participantes neste debate assumiu que nos trinta, estava a tornar-se ‘viciada no salário mensal’, dando prioridade à segurança do emprego em detrimento ao sentimento de satisfação no mesmo.

Se sempre tivemos o sonho de criar o nosso projeto ou negócio, ele vai-se tornando cada vez mais díficil, tendo em conta as responsabilidade que geralmente vêm acumuladas nos trinta.

2- Colocar a carreira à frente da família e amigos

Michael Bach, designer de produto na Microsoft, que está quase a sair dos trinta diz: “Não basta trabalhar. Crie memórias. Quanto mais velhos ficamos, mais difícil se torna fazer bons relacionamentos. Cuidem deles enquanto são jovens.”

3- Negligenciar a saúde

Michael diz também que a procura e a aposta numa carreira de sucesso muitas vezes tem um efeito negativo na nossa saúde. “Sejam saudáveis, essa deve ser a prioridade número um, para não entrar nos trinta e andar sempre stressado e cansado. Desenvolvam rotinas de exercício físico e aproveitem a mobilidade enquanto a têm.”

4- Perder a oportunidade de ter filhos

Alison Whitmire, conta a sua história de quando tinha trinta e poucos anos decidiu não engravidar, para tentar seguir uma oportunidade de carreira. Anos mais tarde, depois uma gravidez falhada e um divórcio, decidiu casar-se novamente e ter um filho aos 43 anos.

Percebeu que nunca se está preparado para ter um filho, e caso se queira um, é melhor tê-lo antes que seja tarde demais.

5- Parar de se divertir

O facto de não de se estar nos ‘vinte’, não deve significar que se deixe de gozar a vida. Michael Bach conta que passou metade da sua vida adulta a perseguir dinheiro e que isso apenas o tornou mais infeliz.

Ele diz mesmo: ‘Tire às vezes um dia para ir passear com o(a) companheiro(a). Leve os seus filhos em viagens. Vá a concertos com os amigos. Trabalhar para ganhar dinheiro não fará sentido se se sentir miserável.’

25/08/2014