5 lições de liderança que podemos aprender com Jon Snow

Jon Snow, uma das principais personagens da série ‘Game of Thrones’, pode ensinar-nos algumas lições no que à arte da liderança diz respeito.

Sim, a temporada 5 da serie Game of Thrones, terminou recentemente e vamos tentar que este texto não contenha spoilers para aqueles que ainda não a acabaram.

Em todo o caso, é sabido que esta temporada foi marcada pela capacidade de liderança de Jon Snow, a personagem interpretada por Kit Harington. Foi como ‘Lord Commander’ da ‘Night’s Watch’, que pudemos testemunhar as habilidades de Jon como líder.

Assim sendo, explanamos abaixo as ações que levou a cabo e que das mesmas podemos extrair tais capacidade de liderança:

1- Visão estratégica de médio e longo prazo
Quando Jon Snow toma a decisão de se aliar aos selvagens, que no passado recente haviam sido seus inimigos, para que todos possam lutar juntos contra os ‘white walkers’, podemos ver que, como líder é necessário ver mais à frente que o curto prazo. Tomar decisões difíceis que sejam essenciais para o médio e longo prazo, está apenas ao alcance de quem é um verdadeiro líder. Quem aje tendo como bússula orientadora agradar aos outros, não tem futuro como líder.

2- A criação de alianças estratégicas
Ainda sobre a decisão descrita no ponto anterior, dela podemos extrair o pragmatismo que um líder tem que ter em relação às reais capacidades da sua equipa e ter a humildade suficiente de se aliar a quem possa contribuir para um crescimento das competências da mesma, em busca de um ‘bem maior’. Em termos empresariais, a frase ‘ mais vale ter 50% de muito, do que 100% de nada’, ilustra bem a situação.

3- Mostrar compaixão sem descurar a firmeza
Na cena em que vimos Jon Snow lançar uma flecha ao coração de Mance Rayder, para que este não fosse visto pelos seus seguidores a sentir o sofrimento de ser queimado vivo, mostra as suas qualidades de misericórdia e compaixão, sem contudo, prejudicar o objetivo último da situação em questão.

Estas qualidades de compaixão fazem a equipa ou os seguidores identificarem-se mais com o seu líder. Contudo, um líder nunca pode deixar que estas mostras de compaixão se contraponham à capacidade de firmeza e justiça que tem que mostrar àqueles que o seguem.

4- Trabalha e luta ao lado da sua equipa
A melhor forma de liderar é pelo exemplo. Se um líder trabalhar no duro, a sua equipa irá trabalhar igualmente no duro a seu lado. Pudemos assistir a Jon Snow lutar contra os ‘White Walkers’, nas linhas da frente, dando o exemplo de coragem aqueles que lutavam consigo.

5- Humildade para aprender continuamente
‘You know nothing Jon Snow’ é uma das máximas da série, introduzida pela mulher que o mesmo amou. Em todo o caso, Jon parece ser sempre o líder que não se coíbe em procurar o conselho daqueles que detêm a sua confiança e que são mais experientes. A humildade em aprender continuamente é uma grande qualidade de liderança, ao invés da noção dos ‘chefes’ arrogantes que ‘sabem tudo’.

 

16/06/2015